Então, aqui vão os 7 passos para sair com classe:
1. Ao comunicar a demissão, não assuma uma atitude de superioridade, como se estivesse a insinuar que a nova empresa descobriu em si, todas as qualidades que a actual empresa não foi capaz de descobrir.
2. Se a reacção de seu superior for má, e se você for acusado de ingratidão, de traidor ou de qualquer coisa do gênero, entenda isso como um desabafo momentâneo. Não entre numa discussão que poderá transformar a sua saída num confronto desnecessário e inútil.
3. Não se sinta culpado por estar a sair. E nem se sinta obrigado a dar todas as explicações sobre a função e o salário que irá ter na nova empresa. Essas são informações que dizem respeito apenas a si e à sua nova empresa.
4. Por mais vontade e por mais razão que possa ter para criticar alguma coisa, controle-se. Agradeça apenas as boas oportunidades que recebeu.
5. Entregue ao seu chefe um pequeno relatório sobre os detalhes da sua função, que possam auxiliar na integração e na adaptação do seu sucessor. São poucos os demissionários que fazem isso. Mas essa é a melhor demonstração que a sua preocupação para com a empresa não terminou no momento em que decidiu demitir-se.
6. Não faça uma carta geral de despedida. Peça apenas o e-mail dos colegas com os quais considera que vale a pena continuar a ter um relacionamento. Depois, mande uma mensagem pessoal e especial para cada um deles. Alguns desses contactos poderão vir a ser-lhe muito úteis no futuro.
7. Trabalhe no último dia do seu aviso prévio, como se fosse o primeiro. De todas as impressões que irão ficar depois de sair, essa será a mais duradoura.
Max Gehringer